Notícias da semana – 23 a 30 de outubro

Esta semana, um avião da Latam ficou muito danificado após passar por uma turbulência. Além disso, um relatório da Lancet mostrou aumento de 70% nas mortes por ondas de calor e a Organização Meteorológica Mundial afirmou que os níveis de metano bateram recordes em 2021. Confira as principais notícias da semana agora!

 

Avião da Latam fica danificado após turbulência e faz pouso de emergência no Paraguai
CNN
Avião teve danos na fuselagem que impactou as operações do voo; não houve feridos

Mortes por ondas de calor aumentam quase 70% no mundo, segundo relatório da Lancet
O Globo
Estudo ainda aponta crescimento para riscos de outras epidemias, como malária e dengue

Concentração atmosférica de metano bate recorde em 2021
ClimaInfo
Estimativas da Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês) indicam que os níveis atmosféricos dos três principais gases de efeito estufa (GEE) – dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) – atingiram novos recordes em 2021.

Em “obituário”, Brasil aparece como vilão climático de exame da ONU
UOL
Num verdadeiro obituário da política de meio ambiente do Brasil, o Programa da ONU para Meio Ambiente publicou seu informe anual sobre emissões revelando que o governo de Jair Bolsonaro vai na direção contrária entre as principais potências do mundo no que se refere ao combate às mudanças climáticas.

Dez anos após furacão Sandy, NY ainda é vulnerável ao clima
GHZ
Muito antes de o furacão Sandy devastar Nova York e seus arredores há dez anos, o cientista Klaus Jacob havia publicado um profético relatório, advertindo as autoridades locais sobre a iminência de uma inundação de tais proporções.

Chuva de granizo cobre de gelo plantações e montanhas de Minas Gerais
UOL
Uma forte chuva de granizo registrada no município de Lajinha, no interior de Minas Gerais, deixou estradas e montanhas cobertas de gelo na tarde de ontem.

Alimentação está ameaçada pelos desastres climáticos
Folha de Pernambuco
A produção de alimentos é uma atividade com emissões significativas de gases de efeito estufa e altamente exposta às mudanças climáticas.

Europa vive um ‘verono’, um calor que não acaba
MSN
Com 30ºC ao amanhecer na Espanha e um calor incomum mais ao norte, a Europa experimenta temperaturas excepcionalmente elevadas depois de um verão marcado por sucessivas ondas de calor, sinal da aceleração do impacto da mudança climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *