Imagem: Beatriz Silva
Texto: Beatriz Silva, com informações do INMET e do CGE.
Às 19h34 (horário de Brasília) desta segunda-feira, 20 de junho de 2016, tem início o Inverno, estação conhecida como a mais fria do ano e que deve ir até o dia 22 de setembro.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o inverno deve ter chuvas acima da média na região da Grande São Paulo. “As temperaturas devem ficar próximas da média histórica, mas podemos ter alguns eventos de ar frio mais intensos do que o normal em relação aos últimos anos”, explicou o órgão.
Conforme os dados do INMET, a média mensal de chuva para julho é de 44,1 mm. Já a temperatura mínima é de 11,7 ºC e a máxima é de 22,1 ºC.
O Centro de Gerenciamento de Emergências da Cidade de São Paulo (CGE) explica que nesta época do ano as chuvas ocorrem de forma irregular e o principal sistema responsável por regular o regime de precipitação nesta época do ano é a frente fria, que logo após sua passagem permite a entrada das massas de ar frio que provocam queda nas temperaturas, por vezes acentuada. “Outro aspecto meteorológico que se observa durante o inverno são os nevoeiros, que podem reduzir a visibilidade a menos de 1000 metros nas primeiras horas do dia, se dissipando ao longo da manhã”, ressalta o CGE.
Nesta época do ano, há ainda ar seco e ventos calmos, que facilitam a concentração de poluentes. Dessa forma, é importante tomar cuidados com a saúde, para evitar problemas.