Está mais frio que o normal? Venha entender!

Está mais frio que o normal? Venha entender!

julho 19, 2021 0 Por Paulo Lombardi

Uma pergunta que pode ter surgido ultimamente é: “Por que os meteorologistas dizem que a temperatura em São Paulo ficou dentro e até acima da média em junho se eu estou sentindo muito mais frio?”

Primeiro é importante entender o que é a média climatológica. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem uma estação meteorológica localizada no Mirante de Santana, Zona Norte da capital, desde 1943. De lá pra cá, os dados medidos de temperatura e chuva nesta estação são usados para calcular as médias climatológicas dessas variáveis para cada mês do ano. Geralmente as médias são baseadas em intervalos longos de dados, de décadas, e este é o caso das estações do INMET. Desde 1943 já tivemos três médias climatológicas completas: uma considerando os dados de 1943 a 1960, uma considerando os dados de 1961 a 1990 e outra mais atual considerando os dados de 1981 a 2010. E esta mais atual é a que está em vigor oficialmente agora. Quando dizem que a temperatura mínima ficou acima da média em determinado mês, por exemplo, isso significa que a média de todas as temperaturas mínimas daquele mês ficou maior do que a média climatológica baseada nos dados entre os anos de 1981 e 2010.

A questão é que a média climatológica não pode ser atualizada todos os anos, justamente porque elas precisam levar em conta um intervalo longo de dados. Reparem que, como dissemos, o INMET levou 20 anos para atualizar as médias em suas estações. O que nós queremos dizer com isso é que a média climatológica de São Paulo (e de todas as outras cidades) ainda não leva em conta o que aconteceu entre os anos de 2011 e 2020.

Observe o gráfico abaixo:

Gráfico de comparação das temperaturas médias dos últimos dez anos com a média climatológica.

O gráfico mostra as médias de temperaturas do mês de junho no Mirante para todos os anos dessa última década e uma comparação com a média climatológica de 1981-2010. Uma porcentagem alta das médias mensais tanto de máxima quanto de mínima ficaram acima da climatologia! E em alguns casos, como em 2019 e 2020, ficaram MUITO acima. Já no caso de 2021, devemos reparar que embora as médias não tenham ficado abaixo da climatológica, elas ainda ficaram muito menores que nos anos anteriores! E é por isso que estamos sentindo mais frio! Não se trata de um 2021 muito frio, mas sim de anos anteriores muito mais quentes do que o normal!

Vale dizer que isso não é uma crítica às médias climatológicas. Nós apenas estamos explicando como é feito. Na verdade, o que esse ano de 2021 está tentando nos alertar é o seguinte: e se o clima estiver mudando rápido o suficiente (esquentando) para nos fazer “esquecer” como era o inverno por aqui há não muito tempo atrás? Será que precisaremos começar a atualizar as médias em menos tempo? Vamos reforçar o que nós já falamos diversas vezes aqui: a mudança climática JÁ ESTÁ acontecendo do lado de fora da sua janela, quer você acredite nela ou não.