#BatePapo: O que é a meteorologia?

#BatePapo: O que é a meteorologia?

fevereiro 1, 2019 0 Por Beatriz Silva

Você deve estar acostumado a ver a previsão do tempo todos os dias nos meios de comunicação. Às vezes até ouve a palavra meteorologia por aí, mas será que você sabe o que é a meteorologia?

Se a dúvida surgiu, fique tranquilo! Hoje vamos bater um papo sobre essa ciência. Para começo de conversa, meteorologia tem origem na língua grega e significa “estudo dos meteoros”.

Aí você deve estar pensando: meteoros? Mas quem estuda os meteoros não são os astrônomos? Calma, não precisa ficar confuso! Em grego, a palavra meteoro significa “elevado no céu”. A meteorologia estuda nuvens, arco-íris, aurora boreal, raios e outros fenômenos que estão presentes no nosso céu, ou seja, na atmosfera, uma fina camada de gases que é a grande responsável pela existência da vida como nós conhecemos hoje.

A meteorologia tem grande importância na sociedade e seus dados são utilizados na agricultura, no setor energético, na demanda de água, na aviação, construção civil, esportes, moda, eventos e em muitos outros setores.

Aqui no Brasil, os “meteorologistas” são os responsáveis pelos estudos das ciências atmosféricas. Diferente do que muitos acreditam, esses profissionais são formados em “meteorologia”, graduação com matérias que envolvem muito cálculo, física e até química. É, os coitados sofrem, viu?! Ah, vale ressaltar que na maior parte das vezes são os jornalistas que apresentam a previsão do tempo, como, por exemplo, a Maju Coutinho.

A graduação em meteorologia é oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

E aí, o que achou da nossa conversa? Ficou alguma dúvida? Conta para a gente nos comentários!