Saiba como será o próximo verão

Saiba como será o próximo verão

dezembro 21, 2016 0 Por Beatriz Silva

Foto: Beatriz Silva
Texto: Beatriz Silva, com informações do INMET e do CGE.

O verão começa, oficialmente, às 8 horas e 44 minutos desta terça-feira. A estação, no geral, é marcada por dias mais longos, noites mais curtas, além de temperaturas altas e pancadas de chuva durante a tarde, que são passageiras, mas costumam ter forte intensidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), esse verão deve ter influência de uma fraca La niña, que ocorre quando as águas do pacífico equatorial apresentam um resfriamento anormal, influenciando o tempo em todo o planeta. “Apesar disso, a atmosfera ainda deve seguir apresentando um padrão de normalidade climática”, afirma Michael Pantera, meteorologista do CGE.

Para esse verão, são esperadas temperaturas e chuvas dentro da média.  “Especialmente para a Grande São Paulo é esperado um aumento significativo nas temperaturas, favorecendo os temporais no final das tardes, geralmente associados com o calor e a chegada da brisa marítima. As instabilidades da estação também podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em alagamentos e deslizamentos de terra”, explica Michael.