Maior superlua do século acontece dia 14

Maior superlua do século acontece dia 14

novembro 2, 2016 0 Por Beatriz Silva

Texto: Bruna Camilo
Imagem: Marco Paulo Ollivier

2016 é o ano das Superluas! A primeira aconteceu no dia 16 de outubro e a segunda acontece agora dia 14 de novembro. Se o tempo aqui em São Paulo contribuir, todos poderemos ver o que promete ser a maior Superlua do século!

A Lua estará em um tamanho bem maior do que estamos acostumados a ver em noite de lua cheia, pois estará no Perigeu, que é quando ela está no ponto mais próximo da Terra. Assim como os planetas estão em órbita elíptica (oval) ao redor do Sol, a Lua também percorre uma órbita elíptica, só que em volta da Terra. E é exatamente essa “volta oval” faz com que a Lua fique próxima (Perigeu) ou longe da Terra (Apogeu).

A segunda Superlua será maior que a primeira e a última porque ao contrário dessas que estarão no Perigeu no mesmo dia de Lua Cheia, já no dia 14/11 a Lua só estará na fase Cheia com 2 horas de diferença do perigeu, deixando-a ainda maior. A próxima Super Lua, tão grande quanto a segunda de 2016, só poderá ser vista em 2034, então vamos torcer para que o Tempo aqui em São Paulo esteja aberto! Confira a previsão para a noite da 2ª Superlua no nosso facebook, no Twitter e Instagram.