Temperaturas e chuvas dentro da média nesta primavera

Temperaturas e chuvas dentro da média nesta primavera

setembro 22, 2016 2 Por Beatriz Silva

Imagem: Banco de imagens
Texto: Beatriz Silva, com informações do CGE e do INMET

Às 11 horas e 21 minutos desta quinta-feira (22 de setembro) tem início oficialmente a Primavera no hemisfério sul. A estação é a transição entre o período mais seco e frio do ano e o mais chuvoso e quente. Dessa forma, os dias ficam mais longos, as temperaturas mais quentes e as pancadas de chuva no final da tarde se tornam mais frequentes, além  de virem acompanhadas de raios, queda de granizo e vendavais.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Cidade de São Paulo (CGE), a Primavera deste ano terá temperaturas e chuvas dentro da média. Isso porque, diferente do ano passado, não estamos sob efeito de nenhuma anormalidade climática no Oceano Pacífico.  Apesar disso, é provável que até o final da estação se forme a La niña, que é o resfriamento anormal das águas do Pacífico Equatorial que influenciam o tempo em todo o mundo. “As temperaturas em São Paulo ficam dentro do normal, porém ainda podem ocorrer eventos tardios de frio, principalmente no início da estação”, afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, as médias em Setembro costumam ser entre 13,9 ºC de temperatura mínima e 24,5 ºC de máxima; em Outubro 15,5 ºC Mínima e 25,3ºC de máxima; 16,4 ºC de mínima e 26,1 ºC de máxima; em Novembro 16,4 de mínima e 26,1 de máxima; e dezembro de 17,7 ºC de mínima e 26,9 de máxima. Já as médias de chuva  são 75,7 mm em setembro, 127,7 mm em outubro, 140,4 mm em novembro e 208,5 em dezembro.