São Paulo registra menor temperatura mínima para junho em 22 anos

São Paulo registra menor temperatura mínima para junho em 22 anos

junho 10, 2016 0 Por Beatriz Silva

Imagem: Marginal Pinheiros na manhã de hoje/Beatriz Silva.
Texto: Beatriz Silva, com informações do INMET.

A forte massa de ar polar continua batendo recordes na Região Metropolitana de São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura da madrugada deste sexta-feira (10 de junho) foi de 5,5 ºC no Mirante de Santana. É a menor temperatura no mês de junho desde 30/06/1994, quando foram registrados 5 ºC.

“A menor temperatura de junho de 1994 foi de 1,2 ºC no dia 26, recorde absoluto para o mês, quando houve a onda de frio recorde da série histórica”, explica o INMET.  Segundo o Instituto, a temperatura de hoje foi a menor desde 24/07/2013, quando a mínima ficou em 5,2 ºC, sendo esta a mínima absoluta do ano de 2013.

Em algumas regiões, a temperatura foi menor ainda nesta madrugada. Segundo dados do CGE, em Parelheiros (Zona Sul), por exemplo, a mínima foi de apenas 2,4 ºC. São Mateus, na Zona Leste, registrou 3,3 ºC. No amanhecer houve relatos de geadas isoladas na Região Metropolitana de São Paulo, em cidades como Itapevi.

Mais frio nos próximos dias

A tendência é de mais frio. Uma nova massa de ar polar, com maior intensidade, deve chegar na capital nos próximos dias, derrubando, ainda mais, as temperaturas. Há chance de novas geadas localizadas na região e também de novos recordes de baixas temperaturas.