Chuvas ultrapassam média mensal em três dias

Chuvas ultrapassam média mensal em três dias

junho 4, 2016 0 Por Beatriz Silva

Imagem: Beatriz Silva
Texto: Beatriz Silva, com informações do CGE e do INMET

O mês de junho começou chuvoso. Em apenas três dias, a chuva acumulada já superou a média prevista para junho, que é de 45,2mm, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Dados do órgão da prefeitura mostram que até às 7h do dia 4 de junho o acumulado médio é de 45,5mm e essa quantidade deve aumentar mais, já que chuvas intensas atingiram a cidade na tarde de sábado.

As chuvas estão sendo provocadas por um canal de umidade, formado no Mato Grosso do Sul e que se desloca para a região leste de São Paulo. “Uma frente fria passa por São Paulo na próxima segunda-feira (06), reforçando as instabilidades e o volume das chuvas”, ressalta o órgão.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para as chuvas na região, já que os acumulados podem provocar deslizamentos de terra e alagamentos, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e leves alagamentos. Podem ser registrados ventos intensos de até 60 km/h e  chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O alerta é válido até o domingo (5 de maio).